Dra. Albertina Mitjáns Martínez
SUBJETIVIDADE, APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Projetos e Linhas de Pesquisa
Principais Linhas de Pesquisa
1. A dimensão subjetiva da aprendizagem
Objetivo: Estudo da complexidade dos processos de aprendizagem a partir de seus elementos constitutivos com ênfase nas inter-relações entre a dimensão operacional e a dimensão subjetiva da aprendizagem. Estudo do lugar das inter-relações, da comunicação e da subjetividade social na aprendizagem Compreensão de configurações subjetivas da ação de aprender e sus relações o com diferentes tipos de aprendizagem.
2. Criatividade na aprendizagem: uma aproximação à complexidade da sua constituição
Objetivo: Compreensão dos processos subjetivos implicados na aprendizagem criativa e da articulação destes com processos de outra ordem. Análise das implicações da constituição da aprendizagem criativa para o delineamento de estratégias educativas
3. Subjetividade, deficiência e inclusão escolar
Objetivo: Análise das inter-relações entre subjetividade e desenvolvimento atípico na perspectiva cultural-histórica com ênfase na investigação do papel da criatividade nas condições da educação inclusiva
4. Criatividade e inovação na perspectiva histórico-cultural da subjetividade
Objetivo: Estudo de processos criativos e inovadores a partir da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural histórica , visando compreender como a subjetividade - individual e social - constitui esses processos em diferentes contextos
Projetos de Pesquisa
2018 - Atual
Avaliação de uma experiência didática com foco na emergência da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e no desenvolvimento da subjetividade
Descrição: O objetivo da pesquisa é compreender os princípios e estratégias que configuram uma experiência didática embasada pelos princípios do Sistema Didático Integral (Mitjáns Martinez, 1997; Mitjáns Martínez e Gonzalez Rey 2017), que podem favorecer a emergência da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e o desenvolvimento da subjetividade dos aprendizes do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, será realizada na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, na modalidade de Estudos de Casos. A pesquisa envolve o desenvolvimento de estratégias educativas no ensino da leitura e da escrita que favoreçam o protagonismo do aprendiz em seu processo de aprendizagem assim como o acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças por médio de diversos instrumentos e procedimentos. Como referencial teórico a Teoria da Subjetividade de González Rey e as elaborações de Mitjáns Martínez no campo da aprendizagem criativa e do Sistema Didático Integral.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
2017 - 2020
Aprendizagem na pós-graduação stricto sensu: o lugar da subjetividade social
Descrição: O objetivo geral do projeto é compreender a forma em que a subjetividade social da instituição educativa e do grupo de pesquisa/orientação no qual os aprendizes estão inseridos participam do processo de aprendizagem. A perspectiva teórica que orienta a pesquisa é a Teoria da Subjetividade elaborada por González Rey que constitui uma expressão dos desenvolvimentos atuais da perspectiva cultural-histórica em Psicologia, e como parte dela as categorias de subjetividade social e configuração subjetiva da ação. A partir dos princípios da Epistemologia Qualitativa se utilizará a metodologia construtivo-interpretativa na realização dos estudos de caso.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Imaginação na pós-graduação: seu lugar nos processos de aprendizagem e de produção acadêmica
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa aprovado no Edital de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPQ 2013 que tem como objetivo central compreender as formas como a imaginação participa dos processos de aprendizagem e de produção acadêmica em alunos de pós-graduação, e os contextos sócio-relacionais que podem favorecer sua emergência. O referencial teórico geral que norteia a pesquisa é a perspectiva cultural-histórica do desenvolvimento humano e especialmente a Teoria da Subjetividade nessa perspectiva. A aproximação metodológica utilizada se insere numa perspectiva epistemológica qualitativa e privilegia o método de estudos de casos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Criatividade e inovação na perspectiva da subjetividade
Descrição: O projeto tem como objetivo central a compreensão dos processos de criatividade e inovação como expressão da subjetividade na sua dupla condição de subjetividade individual e social. Um importante objetivo específico refere-se à compreensão desses processos no contexto educativo: na aprendizagem, no trabalho pedagógico e na instituição escolar como organização. Outro dos objetivos específicos que merece destaque refere-se à compreensão dos processos criativos como unidades subjetivas de desenvolvimento. O referencial teórico geral que norteia a pesquisa é a perspectiva cultural-histórica do desenvolvimento humano e especialmente a Teoria da Subjetividade nessa perspectiva. A aproximação metodológica utilizada se insere numa perspectiva epistemológica qualitativa e privilegia o método de estudos de casos. Espera-se que os resultados obtidos permitam, não apenas avançar no conhecimento dos complexos processos da criatividade e da inovação, mas também a fundamentação de princípios e estratégias que contribuam para o aprimoramento das praticas educativas em diferentes níveis e modalidades de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
A produção subjetiva do professor e a organização do trabalho pedagógico no atendimento educacional especializado
Projeto certificado pela coordenadora Geandra Cláudia Silva Santos em 14/05/2014.
Descrição: Dada a necessidade de contribuir para avançar na perspectiva inclusiva da educação o objetivo principal do projeto é investigar as configurações subjetivas que atuam como fonte na organização e efetivação do trabalho pedagógico do professor do atendimento educacional especializado no contexto da inclusão escolar. A partir dos princípios da Epistemologia Qualitativa, a metodologia se configura como estudos de casos de professores lotados em salas de atendimento educacional especializado em escolas públicas municipais da cidade de Tauá. O projeto contribuirá para o desenvolvimento da Teoria da Subjetividade, referencial teórico que sustenta a pesquisa e especialmente para a reformulação do processo de formação dos professores que trabalham nesse contexto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Aprendizagem criativa na pós-graduação: uma aproximação a seus elementos constitutivos
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo central compreender as formas e níveis em que a criatividade se expressa no processo de aprendizagem de alunos da pós-graduação, a partir da configuração dos elementos subjetivos, operacionais e afetivo-relacionais que a constituem. Esta pesquisa dá continuidade aos projetos de pesquisa A criatividade na aprendizagem: um estudo da sua dimensão subjetiva e seus aspectos operacionais (Mitjáns Martínez, 2007) e Processos de aprendizagem na pós-graduação: um estudo exploratório (Mitjáns Martínez, 2009), no desenvolvimento dos quais encontramos que apesar da motivação para com sua formação, as capacidades reflexiva, crítica e criativa de grande parte dos alunos estudados eram relativamente fracas, o que limitava suas possibilidades de atingir formas complexas de aprendizagem e, conseqüentemente, a construção de representações e modelos próprios de pensamento que lhe permitam uma atuação transformadora nos seus contextos de atuação. Este projeto de pesquisa avança em relação aos anteriores, não apenas por se centrar nos processos de aprendizagem num nível de escolarização que tem sido negligenciado na pesquisa cientifica, mas também por incluir a análise dos elementos afetivo-relacionais que, oriundos da situação social onde a aprendizagem se estimula, participam do processo de aprender.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
O sujeito que aprende na época atual: processos de subjetivação na aprendizagem escolar e no uso de novas tecnologias
Descrição: Projeto internacional l (Brasil-Argentina) financiado pela CAPES e o MINCyT que tem como objetivo central caracterizar as diferentes formas pelas quais a subjetividade se expressa no processo de aprender e as novas modalidades de simbolização que intervém na aprendizagem escolar de crianças e jovens. A equipe brasileira está integrada por pesquisadores e pós-graduandos da Universidade de Brasilia e a equipe argentina está integrada por pesquisadores e pós-graduandos da Universidade de Buenos Aires.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Criatividade no processo de aprendizagem em estudantes de ensino superior: um estudo da articulação dos aspectos subjetivos e operacionais
Descrição: O projeto de pesquisa tem dois objetivos centrais : 1) Aprofundar o estudo da criatividade no processo de aprendizagem em estudantes universitários buscando compreender como se articulam os aspectos subjetivos e os aspectos operacionais na aprendizagem criativa e 2) Desenvolver propostas educativas que propiciem o desenvolvimento dos recursos psicológicos favorecedores da criatividade na aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Metacognição e autoregulação na graduação universitária: estratégias de estudo individual e ensino-aprendizagem em contextos de sub-expertise
Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Edital Universal do CNPq 2008 coordenado pelo professor Afonso Galvão com a participação de uma equipe de especialistas da Universidade Católica de Brasília e da Universidade de Brasília. O projeto visa conhecer estratégias de estudo individual e percepções sobre o ambiente de ensino-aprendizagem de estudantes de diferentes instituições de ensino superior do Distrito Federal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Entre Educação Infantil e Ensino Fundamental: a escolarização das crianças com transtornos da comunicação
Descrição: O projeto pretende buscar compreender a dinâmica interacional e dialógica nos processos de escolarização de crianças com 6 anos de idade que apresentam transtornos comunicativos e estejam incluídas na nova primeira série de ensino fundamental. O objetivo específico no qual trabalho consiste em compreender o impacto das políticas públicas em foco na subjetividade das professoras e consequentemente na mudança das suas práticas pedagógicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Aprendizagem na pós-graduação: um estudo exploratório
Descrição: Aproximação ao estudo das particularidades dos processo de aprendizagem em alunos da pós-graduação stricto sensu visando aprofundar nas caraterísticas da aprendizagem na idade adulta. Análise de como se expressa a criatividade nos processo de aprendizagem nesse nivel de escolarização.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.